quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Qual idioma eu falo?

Bom, se você for aos Estados Unidos com o principal propósito de comprar, não se preocupe. Você não precisará ser nenhum poliglota. A começar que os preços estão na etiqueta e, caso não estejam, alguém tentará te compreender e se fazer compreendido.
Em todos os locais de compra por onde andei em Nova Iorque e Miami, facilmente encontrei mais brasileiros do que pessoas de quaisquer outras nacionalidades. Em alguns outlets, como o Woodburry, que fica um pouco distante de Nova Iorque, difícil foi encontrar alguém que falasse inglês.
Pra ser sincera, isso até me incomodou.... cada vez que ia para algum lugar, sentia-me como em qualquer cidade do Brasil. Eu queria praticar o inglês e, simplesmente, não precisava, pois ou as pessoas falavam espanhol ou português. Mas apesar disso, em algumas situações usei meu bom e velho inglês, graças a Deus. E, em alguns lugares, você perceberá que os americanos não se esforçarão pra te entender.... você que se vire. ;)
Em relação a Miami, então, nem comento. Na primeira loja de eletrônicos que entrei, deu até vontade de sair, pois os vendedores eram brasileiros e, infelizmente, não me passaram confiança. Me senti como na velha 25 de março, onde todos estão querendo ganhar em cima de você. Maldita fama de brasileiros trambiqueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário